Dicas que me ajudaram a gostar de ler

by - 09:00:00


Quando eu comecei a gostar de ler eu não tinha essa coisa de blog, não tinha bookstagram, booktuber, não tinha nada disso, então não tinha dicas assim, mas foram dicas que eu mesma fiz e segui e hoje vou passar para vocês quais foram… eu entrei nessa coisa de livros muito nova, tinha uns 8/9 anos, e devo muito a minha escola por isso, tive um tempo em que "parei" de ler por querer outras coisas, interesses eram outros, mas ainda sempre tinha um livro, não lia com tanta frequência como lia e como leio hoje, no entanto nunca abandonei de verdade a leitura. Então vamos a dicas.

1º) Roda de leitura
Na minha escola os professores faziam a roda de leitura em classe, onde todos liam o mesmo livro, e também tinha a troca dos livros, uma vez por semana/uma vez a cada quinze dias, mais ou menos assim, a escola sempre incentivava muito os alunos a lerem, então eu devo muito isso a minha escola.

2º) Ler livros curtos
Quando comecei a ler, eu lia livros curtinhos, de menos de 100 páginas ou um pouco mais, porém nada muito grande, depois que comecei a pegar para ler livros maiores e isso foi fazendo que eu pegasse gosto.

3º) Procurar livros conhecidos, bem falados
Quando a gente lê livros conhecidos e que são muito bem falados a chance da gente gostar é muito grande, lógico que gosto é pessoal e podemos não gostar no livro, mas não desista, vai começando pelos mais lidos, mais comprados e assim você vai pegando gosto por livros e por gêneros literários.

4º) Não leia por obrigação
Sim, na época de colegial foi quando eu meio que "parei" de ler um pouco, porque tinha aqueles livros obrigatórios para vestibular, e que muitas vezes são chatos demais, mas procure ler por prazer, por diversão e não para ser uma obrigação, leia com vontade. Então eu indico livros mais de romance, fantasia para esse começo, por favor não começa com clássicos, vocês vão achar um porre de primeira, então começa com livros mais leves, e quanto mais for criando hábitos, vocês vão mudando a direção das leituras, leia um clássico e vê se gosta do livro, se é isso mesmo que gosta, eu particularmente não sou muito fã dos clássicos nacionais, na verdade eu peguei ranço por conta do vestibular, então eu ligo clássico nacional com vestibular e isso foi traumático na minha vida.

5º) Leia livros no wattpad, ou então em sites de fanfics
Na minha época essas coisas não existiam, mas eu adorava criar histórias, e acho que quando um leitor escreve para outras pessoas que gostam disso ler, é bem legal, e digo nesses lugares tem "livros" maravilhosos. Hoje em dia eu leio muito livro no wattpad, e muito desses livros estão sendo lançados. O que é fanfic? Fanfic é uma história fictícia que fãs criam sobre seus ídolos, é extraordinário essas coisas, tem sites de fanfics interativas, onde você dá o nome ao personagem, você lê com quem você quiser uma história criada que pode ser ou não do fandom que você faz parte. E isso incentiva muito a leitura, de verdade, tem histórias que você nem imagina, e que valem a pena. Mas ao passar a ler essas coisas me fez gostar de mais gêneros, me fizeram abrir a mente para algumas coisas e isso enriqueceu a minha vontade de ler.

Espero que essas dicas que me fizeram mudar algumas coisas e pegar mais gosto pela leitura ajude...



You May Also Like

0 comentários