Mari Ensina : Petit Gâteau

by - 15:00:00

Olá amores!

Hoje é o primeiro de muitos post que culinária que virão por ai. Tema novo aqui no blog para que você possa aprender e degustar as melhores receitas (pelo menos pra mim) salgadas e doces.
Para começar com esse novo tema aqui no blog, a receita escolhida foi um doce que agrada a maioria das pessoas.


O Petit Gâteau é um doce de origem francesa que significa pequeno bolo. É uma sobremesa composta por um bolinho de chocolate com recheio cremoso, servido, geralmente com uma bola de sorvete o que da uma “quebrada” no doce.

É uma receita, que aparentemente é difícil, mas ao colocar a mão na massa, pude perceber o quão estava engana. É fácil, prática, rende em média 6 bolinhos (depende do tamanho da forminha) e vai ingredientes super fácil, que todo mundo tem em casa.

Os ingrediente são os seguinte:

-> 200 g de chocolate meio amargo
-> 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
-> ¼ de xícara de chá de açúcar
-> 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
-> 2 ovos inteiros (tirar a pela da gema)
-> 2 gemas

Já está com todos os ingredientes separados ai? Bora conferir o passo a passo?

Primeiramente derreta  a manteiga e o chocolate em” banho maria ” ou seja, coloquei uma panela maior com água que caiba outra panela menor com os ingredientes.



Depois separe a gema da clara e retirei sua pele. Para isso, utilizei uma peneira e peneirei as gemas, desse forma, a pele fica e apenas a gema cai.


*Uma dica, não passe a colher utilizada na separação em baixo da peneira, pois assim caíra resquícios da gema, jogando fora todo o trabalha realizado.

Agora junte as gemas com as claras e o açúcar na batedeira e bata até ficar um creme bem claro.


Lembra aquele chocolate com a manteiga que derretemos no começo? Agora é a hora de mistura-lo junto com o creme que acabamos de bater mais a farinha de trigo. Misture com uma espátula.


Para você que vai usar forminhas de metal (aquelas de empada, pão de mel..) é necessário unta-la com um pouco de farinha de trigo e depois colocar a massa. No meu caso, eu comprei essas forminhas de silicone (completamente apaixonada por elas e pela praticidade), elas não precisam ser untadas e desinforma fácil. Coloquei a massa e com o forno já pré- aquecido levei para assar em fogo alto por mais ou menos 12 minutos (isso vai de forno para forno, as vezes o seu precise de mais tempo ou menos tempo). Os bolinhos devem crescer, porém o seu meio deve ficar molhadinho.

É necessário desinforma-lo quente para que assim seja servido o sorvete.

E esse é o resultado final. Eu optei por um sorvete de creme, mas vocês podem escolher o sorvete da sua preferencia =)



E ai meus amores, vão tentar fazer? Gostaram do novo tema?  Já fizeram esse receita? Deixe aqui sua opinião ! Vou adorar lê-la =)

Um grande beijoo!

You May Also Like

1 comentários

  1. Nossa que delicia...amei o novo tema...muito bom mesmo..O post ficou bem organizado, Parabéns.
    Deus te abençoe linda...tenha um excelente fim de semana.
    http://novembrolilas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir