Melhor Dica: Simon vs a agenda homo sapiens (Com Amor, Simon)

by - 09:00:00


Hoje eu trago uma dica de livro que acho que todos deveriam ler. Eu estava em dúvida entre Extraordinário e Simon vs a agenda homo Sapiens ou então o novo nome do livro Com Amor, Simon. Resolvi trazer Simon, porque já falei muito do filme Extraordinário e lá falo também do livro. Então para não ficar repetitivo eu trouxe Simon vs a agenda homo sapiens.


Então por que você deve ler Simon vs a agenda homo sapiens?
É um livro com temática LGBT, como vocês podem perceber eu sempre estou trazendo algo relacionado a esse tema, em filmes eu trouxe vários, por quê? Primeiro precisa tirar essa ideia de que ser homossexual é errado, é feio, é ser uma aberração, não é. Ser homossexual é normal, é amor de todas as formas, entre um homem e uma mulher, entre dois homens, entre duas mulheres, independente do que você se relaciona, você é normal, sua orientação sexual não diz respeito a ninguém, somente a você.
Uma coisa que temos que ressaltar, não é OPÇÃO sexual, porque ser homo, hétero, bissexual não é opção, a pessoa nasce com isso, ela não escolhe, ela não é porque quer, ela nasceu assim, então opção é uma palavra errada para definir isso, tem que usar ORIENTAÇÃO.
Bom, independente disso, vamos ao livro. Simon está no ensino médio e precisa sair do armário, ele se descobriu e se aceita ser gay, mas não sabe como se assumir perante a sua família e amigos. O problema de Simon para se assumir não é o preconceito, julgamentos e homofobia, porque ele tem plena certeza que seus amigos e família vão amá-lo sempre, mas sim o ter que se assumir, homens e mulheres héteros não se assumem que gostam do sexo oposto, por que homossexual tem que assumir? É uma coisa normal, sua orientação não é doença, não é aberração. Mas o ponto principal da história é seu amigo virtual, Blue, com quem Simon conversa sobre tudo, sobre ser gay, ter que assumir, o que isso pode causar na vida de um jovem quando acontece o preconceito e homofobia, as conversas passam de amizade para algo a mais, apaixonante. O único problema que eles não se sentem seguro para se encontrarem e conhecerem pessoalmente, ainda mais quando Simon está sendo chantageado por Martin depois de descobrir essa troca de e-mails. A vida de Simon está uma bela confusão, tem suas inseguranças, ter que enfrentar o mundo e os valentões do colégio, ter o namoro virtual, sair do armário, mas ele luta por seus sonhos e convicções.
Blue é aquele personagem que você só descobre no final, que você acha que pode ser um monte, mas certeza você não tem de nenhum, quem será Blue?
É um livro leve que você nem percebe o quanto está lendo, amei a escrita da autora Beck Albertalli, você se encanta pelos personagens, você vive aquela história, é emocionante, você torce, você se irrita, você praticamente vira um personagem do livro. O tema principal é a homossexualidade do protagonista, mas tem outros temas muito interessantes, o preconceito racial, as expectativas e os dilemas que qualquer jovem enfrenta. O ponto não é ser gay ou não e sim ter que lidar com esses dilemas de ser jovem: sair do armário ou não, manter uma amizade ou não, praticar bullying ou não, beber/fumar ou não, mentir para os pais ou não. Gostei muito da forma como a autora abordou os temas, de uma maneira leve e sutil, mas que te faz pensar e refletir sobre suas atitudes.
Eu recomendo e acho que todos devem ler esse livro maravilhoso.



You May Also Like

0 comentários