Playlist - Especial Chico

by - 09:00:00














Playlist: Especial Chico
Cantor: Chico Buarque
Nº de Faixas: 15
Gênero: MPB
Origem: Rio de Janeiro







Essa semana, mais precisamente no dia 19 de junho, comemorou-se o 73º aniversário de um dos maiores nomes da MPB: Francisco Buarque de Hollanda, ou simplesmente, Chico Buarque. Além de músico e compositor, Chico também mostra seu inestimável talento na poesia e dramaturgia e hoje, dedicamos nossa Playlist à sua obra musical.
Sua carreira e seu sucesso na música começaram em 1966, com o lançamento do álbum intitulado “Chico Buarque de Hollanda”. Neste mesmo ano, com a música “A Banda”, venceu o Festival de MPB, mas insistiu que a música “Disparada”, de Geraldo Vandré, levasse o prêmio.
Chico Buarque também foi um dos grandes nomes, tanto na crítica como na ativa, na luta contra o Regime Civil-Militar que vigorou no Brasil de 1964 a 1985. Suas músicas expressavam, de forma indireta, sua posição em relação ao Regime e muitas vezes passavam aos olhos da censura como casos do cotidiano, mas na verdade eram críticas ferrenhas contra a ditadura.  Porém, Chico precisou se exilar na Itália entre 1969 e 1970, pois a repressão estava vivendo seus momentos mais intensos nos chamados “anos de chumbo”, nos quais Médici era o presidente do país.
Com cerca de oitenta discos, pelo menos cinco obras teatrais e alguns livros, Chico Buarque construiu uma carreira digna de admiração. Hoje, porém, nos atentaremos a algumas de suas músicas. Espero que gostem!
Vale lembrar que (para minha imensa alegria!) em agosto deste ano, Chico Buarque promete lançar um novo álbum com músicas inéditas. Já estou, ansiosamente, aguardando!

Construção

Apesar de Você

A Banda

Mulheres de Atenas

Filosofia*

Sinhá

Cotidiano

João e Maria

Roda Viva

Outros Sonhos

Calice

O Meu Guri

Geni e o Zepelim 

Trono do Estudar**

Calice***

*música de Noel Rosa, Interpretada por Chico Buarque
**composição de Dani Black, interpretada por vários artistas (entre eles, Chico Buarque), em apoio às ocupações das escolas em São Paulo, que aconteceram em protesto ao fechamento de unidades escolares (entre outros motivos)
***versão “Calice”, cantada por Criolo  

Nany 

You May Also Like

2 comentários

  1. Adorei o post! Gosto muito das músicas do Chico.
    Um beijo parabéns pelo blog.
    www.poemanaocaidemoda.com

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado Andreia! Muito obrigada!

    ResponderExcluir