TOP 5 - Young Ault
Hoje meu top 5 será do gênero Young Adult, conhecido como
YA, e como de costume nos tops de gêneros literários eu explico o que é, então
vamos lá…
O que é Young Adult?
Young Adult – ou “Jovem Adulto” – são livros com
protagonistas com idade entre 14 a 18 anos, ou seja, em idade escolar, mais
precisamente no ensino médio, com temas mais sérios e adultos – ao menos na
minha definição do conceito. Mas, se você procurar na internet, ela é mais
abrangente (de 14 a 21, ou até de 15 a 29). Acho essa faixa grande demais
quando se fala na idade dos protagonistas; por outro lado, quando falamos de
leitores, já acredito que não exista uma “faixa-etária” para a leitura desse ou
daquele livro. Leitura não tem idade.
Os personagens principais são adolescentes como seus
leitores e os temas abordados incluem: Identidade, Sexualidade, Depressão,
Suicídio, Abuso de Drogas, Relacionamento Familiar, Relacionamentos Amorosos,
Status social, Bullying e muitos outros, normalmente retratados de forma
conflituosa, por exemplo: Divórcio dos pais, falta de popularidade na escola
etc. Costuma ser presente o senso de humor (seja irônico ou simplesmente
engraçado), localizar-se em tempo-espaço contemporâneo e possuir na escrita
diálogos valorizados, estilo de escrita claro, e utilização de gírias com
frequência. Pode ser escrito em terceira pessoa ou primeira pessoa.
Temos que dizer que esse gênero é um pouco mais
"pesado" do que o infanto-juvenil, que é mais inocente, mais voltados
para crianças, com uma linguagem mais limpa, com temas não tão pesados, com
protagonistas mais leves, vamos se dizer assim.
YA é um gênero que pode ser misturado a outros, portanto
temos romances YAs, YAs de terror e suspense, YAs sobrenaturais etc. Há até
mesmo YAs policiais!
Entenderam o que é a YA? Não se tem idade para ler, qualquer
um pode ler, mas antes de uma criança ler, pais pesquisem sobre os livros
porque alguns temas podem ser mais pesados, apesar que é um livro sempre leve e
rápido de ler… mas não custa nada ver se o seu filho pode ou não ler. Após
isso, vamos ao MEU top 5, entendam que são os livros que eu gosto.
5º) Para Todos os
Garotos que já amei – Jenny Han
Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa
azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas
que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São
cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara
Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente
enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara
Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
4º) O Orfanato da
Srta. Peregrine para Crianças Peculiares – Ransom Riggs
Jacob Portman cresceu ouvindo as histórias fantásticas que o
avô, Abe, contava. Na época da Segunda Guerra Mundial, o avô havia morado numa
ilha remota, num casarão que funcionava como abrigo para crianças. Lá, Abe
convivera com uma menina que levitava, uma garota que produzia fogo com as
mãos, um menino invisível… Entretanto, todas essas histórias foram perdendo o
encanto à medida que Jacob crescia. Até que, aos dezesseis anos, tudo volta à
tona para se provar real.
Abalado com a morte misteriosa do avô, Jacob decide ir à tal
ilha para tentar entender as últimas palavras de Abe: “Encontre a ave. Na
fenda. Do outro lado do túmulo do velho.” Ele encontra o casarão em ruínas,
mas, ao passar por um túnel subterrâneo, o menino se vê em outra época, décadas
atrás: em 3 setembro de 1940. Nesse lugar protegido no tempo, ele conhece
crianças com habilidades peculiares e encontra as respostas para todas as suas
perguntas. Mas o fascínio inicial logo se transforma em uma luta para
sobreviver e salvar a vida de seus novos amigos.
Viagens no tempo, mulheres que se transformam em aves,
crianças com dons inusitados e monstros à espreita. Bem-vindo ao lar da srta.
Peregrine para crianças peculiares, um fascinante mundo novo pronto para ser
descoberto.
3º) A Culpa é das
Estrelas – John Green
Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e agora,
aos dezesseis, sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a
metástase em seus pulmões. Ela sabe que sua doença é terminal e passa os dias
vendo tevê e lendo Uma aflição imperial, livro cujo autor deixou muitas
perguntas sem resposta. Essa era sua rotina até ela conhecer Augustus Waters,
um jovem de dezessete anos que perdeu uma perna devido a um osteosarcoma, em um
Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem senso
de humor e gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer - a principal arma
dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Com a
ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças
doentes, eles embarcam para Amsterdã para procurar Peter Van Houten, o autor de
uma aflição imperial, em busca das respostas que desejam.
Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das
estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e
a tragédia que é viver e amar.
2º) A Cinco Passos de
Você – Rachael Lippincott, Mikki Daughtry & Tobias Iaconis
Stella Grant gosta de estar no controle. Ela parece ser uma
adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios
que ela deve tomar para controlar a fibrose cística, uma doença crônica que
impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Suas prioridades são manter
seus pais felizes e conseguir um transplante – e uma coisa não existe sem a
outra. Mas para ganhar pulmões novos, Stella precisa seguir seu tratamento à
risca e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa que ela não pode
ficar a menos que dois metros de distância – ou seis passos – de outros
pacientes com a doença.
O primeiro item é fácil para ela, mas o segundo pode se
provar mais difícil do que ela esperava. O único controle que Will Newman
deseja é o de sua própria vida. Ele não dá a mínima para o novo tratamento
experimental para o qual foi selecionado e não aguenta mais a pressão de sua
mãe para que melhore.
Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para
finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda
lhe resta para conhecer o mundo. Stella e Will são muito diferentes.
Ao mesmo tempo, a doença que os une não é a única coisa que
têm em comum. Eles têm que ficar a seis passos um do outro, mas, conforme a
conexão entre os dois aumenta, a vontade de burlar a distância física parece
insuportável. Um grande amor vale um passo roubado?
1º) O Ódio que Você
Semeia – Angie Thomas
Uma história juvenil repleta de choques de realidade. Um
livro necessário em tempos tão cruéis e extremos.
Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma
pessoa negra deve se comportar na frente de um policial.
Não faça movimentos bruscos.
Deixe sempre as mãos à mostra.
Só fale quando te perguntarem algo.
Seja obediente.
Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura,
tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento
errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da
garota está no chão, coberto de sangue. Morto.
Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que
presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda
numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta
para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido
pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer
com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode
ter um desfecho tão injusto como seu início.
Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.
Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas
ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens
leitores. Este é um livro que não se pode ignorar.
E aí? Gostaram? Qual vocês já leram? E quais são os seus
livros preferidos desse gênero?
0 comentários